quarta-feira, 20 de maio de 2009

Livros - I


"Reinventar o Mundo" é um livro de Tom Peters sobre gestão empresarial. A sua edição em Portugal cabe à Civilização.

O autor afirma que o actual modelo de gestão está esgotado. Terminou a era dos grandes edifícios organizados numa estrutura hierárquica rígida. Terminou a era das empresas que concebem produtos duradouros e fazem planos anuais.

Chegou um novo modelo, baseado em vendas online, em produtos inovadores que permitam grandes lucros mas que sejam pouco duradouros. Produtos revolucionários mas facilmente ultrapassados pela próxima revolução. Chegou a empresa do futuro. Uma empresa que não contrata trabalhadores durante x anos, mas que aluga funcionários para trabalhar num determinado projecto. Uma empresa que não depende de estruturas hierárquicas rígidas e capaz de se adaptar ao momento. Uma empresa numa realidade em constante mudança, sem complicações nem burocracia.

A palavra-chave deste livro é destruição.

Pessoalmente gostei bastante do livro, apesar de apresentar uma perspectiva muito própria e diferente do habitual. O autor não defende uma melhoria de estratégias mas sim a sua total destruição e a concepção de estratégias completamente novas. Suporta a sua tese em empresas como a Wal-Mart e o Ebay. A própria concepção e ilustração do livro é completamente única. A todos aqueles que gostam de experiências novas, recomendo vivamente a leitura deste livro.

2 comentários: