segunda-feira, 18 de maio de 2009

Futuro | Energias Renováveis | 2 bons exemplos

Aqui e aqui podemos encontrar 2 artigos interessantes sobre o aproveitamento de recursos endógenos, com mais-valias do ponto de vista ambiental, económico e social.

O primeiro artigo refere-se a um projecto da câmara municipal de Óbidos, denominado "Óbidos Solar". Para quem não conhece esta vila do Oeste português, tem sido notório o crescimento e desenvolvimento da mesma. Iniciativas como a Vila de Natal, a Feira Medieval e a Feira do Chocolate, recebendo todas elas dezenas de milhares de visitantes, têm sido um motor para a expansão do reconhecimento nacional e internacional de Óbidos. Tudo isto aliado a um comércio único, baseado em valores tradicionais e na produção nacional, mostrando ao mundo (e em especial a nós próprios) o que de bom se faz por cá. Também no campo ambiental Óbidos tem realizado projectos pioneiros como este que se insere num mega-projecto denominado Óbidos Carbono Social. O "Óbidos Solar" é um investimento de 37 milhões de euros por parte da câmara municipal que visa a instalação de sistemas solares fotovoltaicos e solares térmicos em 1500 focos de habitação, permitindo aos mesmos o acesso ao processo de microgeração. Este projecto vai permitir reduzir a poluição no concelho, aumentar os rendimentos das famílias e diminuir as suas despesas em electricidade e aquecimento de águas. Os meus sinceros parabéns ao executivo camarário e um voto de continuação de um bom trabalho.

O segundo artigo fala-nos de um hotel que utiliza a energia solar para cozinhar as refeições. É o Quinta da Marinha Resort, e utiliza um forno solar para confeccionar as refeições servidas no restaurante do hotel. O responsável afirma que esta alternativa permite poupar o ambiente, reduzir os custos e aumentar a segurança visto não existir risco de incêndio ou de explosão. Também de salientar que o electrodoméstico é produzido em Portugal. Uma excelente escolha para as unidades hoteleiras de um país recheado de sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário