domingo, 5 de julho de 2009

57º Aniversário da Força Aérea | 100 Anos de Aviação em Portugal

Hoje passei o dia inteiro na Base Aérea Nº1 em Sintra. O motivo foram as celebrações do 57º Aniversário da Força Aérea Portuguesa em conjunto com as festividades associadas aos 100 Anos de Aviação em Portugal.

A organização esperava receber cerca de 100.000 pessoas e a julgar pela confusão o número real não deve andar longe. Infelizmente o tempo não ajudou, chegando mesmo a chover ao início da tarde. O evento era de entrada gratuita e contava com várias atracções.

Inicialmente visitei uma exposição fixa cuja organização era semelhante às das feiras e outros eventos (divisão por stands). Existiam stands de todas as esquadras da Força Aérea onde podíamos aprender um pouco sobre a sua missão e os meios de que dispunham para realizar as suas funções. Podíamos experimentar um simulador de voo e visitar várias aeronaves como o caça F-16, o Asas de Portugal (Alpha Jet) e o Rotores de Portugal (Alouette III). Os stands institucionais (Câmara de Sintra, etc.) marcavam também presença. Dentro desta exposição, aquilo que me marcou mais foi a esquadra responsável pela manutenção de infra-estruturas e a esquadra responsavél pela busca e salvamento. O lema da Academia da Força Aérea é "E não menos pelas armas que pelas letras".

Após terminar a exposição fixa, dirigi-me ao espaço envolvente aos hangares para ver a exposição ao ar livre e de onde podia observar as demonstrações de voo. Existiam actividades paralelas como slide, apresentação do núcleo cinotécnico (demonstrações com cães), visitas às tendas com armamento, insufláveis para crianças, visitas a carros de combate a incêndios em aeronaves, etc. Assisti à quase totalidade de demonstrações de voo e cada uma à sua maneira, todas foram impressionantes e revelaram a perícia necessária para se manobrar com tanta habilidade aquele tipo de aparelhos.

O veterano C-130 (Hércules) realizou os baptismos de voo, o C-295M (ao serviço desde Fevereiro deste ano) apresentou-se ao público como o substituto do já conhecido C-120 (Aviocar) e o helicóptero Merlin (substituto dos Puma) simulou uma situação de busca e salvamento. O P-3 Orion demonstrou que apesar de possuir 4 motores, consegue trabalhar apenas com 2 e a Marinha Portuguesa lançou um grupo de fuzileiros do seu Lynx (helicóptero) através de uma corda. Apesar de todas estas aeronaves militares possuirem características fantásticas, o ponto alto das demonstrações foram os caças. Duas esquadrilhas de F-16 da Força Aérea Portuguesa simularam o lançamento de bombas de precisão e fizeram voos espectaculares, onde apenas o som dos motores (que levavam mais de metade do público a colocar as mãos nos ouvidos) intimida qualquer um. A Força Aérea Espanhola aliou-se às celebrações enviando um caça Eurofighter que fazia voos razantes de "cabeça para baixo".

Terminando a parte militar, seguiram-se as manobras espectaculares de um avião da Red Bull Air Race em que o looping era a manobra mais "fácil". Os Rotores de Portugal fizeram uma excelente actuação, sendo de salientar que quase faziam loopings com os seus helicopteros Alouette III. Para finalizar o festival, os mundialmente famosos Asas de Portugal. Dois avisões Alpha Jet a voarem a cerca de 600 km/h a menos de 2m de distância. É preciso dizer mais alguma coisa?

Foi um dia agradável onde aprendi bastante sobre a missão global da Força Aérea bem como dos seus meios e equipamentos. Faz-nos ver que as Forças Armadas servem para bem mais que apenas entrar em cenários de guerra e que é necessário investir no ramo da Defesa para termos uma aviação ao dispor da população e que responda às necessidades do país.

3 comentários:

  1. Daniel, antes de mais um agradecimento muito especial pela tua recomendação do foguetório através doo espaço: Blog da semana.
    Depois, gostaria de sugerir que nos temas referentes à educação abordasses também as questões relacionadas com o nível de exigência.
    Sugiro-o porque gostava de conhecer o que pensa alguém que está desse lado.

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Paulo,

    Não tens nada que agradecer. Se recomendo o teu blog é porque acho que tem qualidade. Fica registada a sugestão. Quando abordar o subtema 1) da Educação (ensino público) faço também uma análise sobre os exames nacionais e respectivos níveis de exigência bem como da formação secundária na sua totalidade. Eu é que agradeço a sugestão :)

    Abraço,
    Daniel.

    ResponderEliminar
  3. Tens de referir que foi aqui que o tio primo se iniciou no spotting...Já agora passa no meu blog que começei ontem www.vidadespotter.blogspot.com tens e de por na barra de naveçao, porque no google nao aparece, nao sei porque..?!

    Abraço
    João

    ResponderEliminar