sexta-feira, 24 de julho de 2009

Parabéns ao O Valor das Ideias

Hoje o blog O Valor das Ideias faz um ano de vida e pela minha parte só posso esperar que cumpra muitos mais! Carlos Santos (o autor do blog) é um economista com méritos inquestionáveis em várias áreas como a economia, econometria, ciência política, geopolítica, geoeconomia, entre outras. Mas essa não é a razão pela qual lhe presto hoje esta humilde homenagem. O Carlos é meu amigo e essa é a razão que me faz celebrar o aniversário do seu blog.

Tudo começou quando a corrida para a presidência americana começou a ganhar força com a luta entre Barack Obama e Hillary Clinton para a nomeação democrata. Pesquisei no Google "eleições americanas" e um post de Carlos Santos apareceu na primeira página de resultados do motor de busca. Desde esse dia que fiquei fã do blog e do autor e posso afirmar com sinceridade que quando não visito o O Valor das Ideias é porque estou num local sem computador e ligação à Internet. Acompanhei passo a passo as eleições americanas neste blog onde trocava ideias com o autor e vários outros leitores. Foi sem dúvida uma experiência enriquecedora e gratificante.

À medida que o debate ia aumentando a amizade foi surgindo fruto de uma troca de ideias saudável e de uma visão global com bastantes pontos comuns. Com a eleição de Barack Obama para a presidência dos EUA, O Valor das Ideias entrou num período menos activo para grande desgosto meu. Mal eu sabia da surpresa que Carlos Santos estava a preparar. Com a entrada de 2009, entrou também um novo ciclo naquele espaço onde o autor teve a enorme proeza de conseguir escrever textos com uma qualidade ainda melhor que aqueles que escreveu sobre as eleições nos EUA, tarefa nada fácil e somente digna dos mais capazes escribas. Em Fevereiro Carlos Santos "pediu desculpas" pelo período em que esteve inactivo com o lançamento do seu livro "E agora, Obama?". Pela qualidade que demonstra desde a primeira à ultima página posso dizer que aceito o pedido de desculpas. Corri quase uma dezena de livrarias para encontrar esta pérola da escrita mas a reflexão profunda e análise baseada em argumentos fez valer a pena.

O Valor das Ideias trata agora a actualidade, com especial destaque para a economia e política. Se tivesse que descrever este blog de uma forma simples diria que é uma "Wikipédia sem erros". Para quem quiser saber o significado de biblioteca online basta passar por esta grande referência da blogosfera. Em todos os posts aprendemos sempre algo e podemos expor as nossas opiniões e contar com um debate baseado em ideias que surgem após uma reflexão e análise dos factos e não em seguidismos fáceis.

Pela qualidade, pelo debate, pelas ideias, pelas análises, pelos desafios, pelas reflexões e acima de tudo pela amizade resta-me desejar um feliz aniversário ao O Valor das Ideias e esperar que o autor só fique inactivo quando escrever um livro sobre o primeiro ano de mandato de Obama.

Os meus parabéns ao O Valor das Ideias e um grande abraço ao meu amigo Carlos Santos.

Sem comentários:

Enviar um comentário