domingo, 26 de julho de 2009

Religião

A existência de crenças religiosas ou de crenças em algo sobrenatural ou superior à existência humana confunde-se com a própria existência do homo sapiens sapiens. Se existe algo tão antigo quanto a nossa espécie são os cultos e rituais religiosos. Desde os Homens primitivos até aos dias de hoje que esse culto e crença se mantêm. A religião é algo comum a todos os povos dos cinco continentes e a sua influência nas decisões individuais e colectivas continua a ser enorme.

Católicos, judeus, muçulmanos, budistas, etc. Todos eles partilham um ponto em comum. A crença em alguém/algo superior. Na minha opinião o maior medo da Humanidade é do desconhecido. Fruto da nossa inteligência e carácter curioso é normal nunca estarmos satisfeitos com o nosso grau de conhecimento e procurarmos obter sempre respostas a cada vez mais perguntas. É a nossa natureza e aquilo que nos possibilita evoluir. A religião oferece respostas às perguntas mais difíceis e é isso que atrai as pessoas. Hoje em dia, as pessoas que questionam a religião (não acreditam em nenhuma) é porque conseguem esse "conforto" com a ciência que oferece cada vez mais explicações. Seguindo ou não qualquer religião creio que a base é a mesma, no sentido em que necessitamos de ver respondidas as nossas perguntas. Uns seguem a Bíblia, outros a Tora, outros o Corão, etc. Outros ainda seguem a ciência. Mas todos com o mesmo objectivo, todos à procura dum "apoio". De algo/alguém que os guie.

Pessoalmente não sigo nenhuma religião. Fui baptizado segundo a Igreja Católica, frequentei a catequese e realizei a primeira comunhão. Quando atingi um nível de maturidade capaz de decidir por mim próprio decidi não seguir nenhuma religião. Contudo respeito todas elas e a ligação que tive à Igreja Católica incutiu-me determinados valores que ainda hoje me orientam. Apesar de ser ateu acho que a religião é fundamental para as sociedades e para o ser humano individualmente. De seguida vou explicar as duas grandes razões para tal afirmação.

A religião tem um papel muito importante na construção do indivíduo devido à influência que tem nele. É um "instrumento" por excelência na propagação de ideais e de valores, valores esses que estão muitas vezes associados à solidariedade, esperança, bondade, justiça, etc. Estes valores são essenciais para a construção de uma sociedade próspera e respeitadora. É comum vermos as religiões associadas a causas ligadas aos direitos humanos e é gratificante ver todos aqueles fieis a lutarem por um mundo melhor. A devoção por uma religião é capaz de gerar indivíduos que dão a sua vida pelos outros e que são capazes de trabalhar somente com a paga de contribuírem para um mundo melhor. Em suma, a religião é capaz de incutir valores que se tornem as "sementes" de um mundo melhor.

O segundo motivo pelo qual considero a religião como uma "peça" fundamental na sociedade é o tal apoio e capacidade de resposta que oferece aos seus fieis. Com o conhecimento de que dispomos actualmente e apesar das inúmeras respostas que a ciência nos oferece, penso que existe ainda demasiado por responder, demasiado por compreender. Além do "problema" do desconhecido existem também questões relacionadas com aquilo que já conhecemos. A energia nuclear e a manipulação ambiental são apenas dois exemplos. A religião não deve impedir o progresso mas pode complementá-lo e aconselhar-nos do ponto de vista moral quando descobrimos algo capaz de gerar grandes repercussões, positivas ou negativas. A busca pelo conhecimento não deve ter limites mas aquilo que fazemos com esse conhecimento tem de ser limitado por algo, sob pena de podermos vir a causar a nossa própria destruição. A religião significa muitas vezes esse algo.

Tenho 25 anos, uma alimentação saudável e pratico desporto regularmente. Não tenho nenhum problema físico ou mental diagnosticado e faço exames médicos regularmente. Vou a andar na rua, tenho um ataque cardíaco e morro. Como explicar à minha família o sucedido? Que mais os pode ajudar para além da fé? A fé em alguém ou algo é aquilo que nos faz ser capazes de pensar ou fazer o impossível. É aquilo que nos dá esperança quando tudo está perdido e quando ninguém nos oferece uma resposta que nos satisfaça por dentro. Muitas pessoas encontram essa fé na religião. Outras onde quer que a encontrem não devem deixar de ter fé, de acreditar. Seja em algo pessoal ou geral. Seja em nós próprios ou nos outros. Seja nas atitudes ou nos pensamentos. Seja no passado, presente ou futuro. Seja no que for. Porque quando deixamos de acreditar ficamos vazios por dentro.

6 comentários:

  1. Daniel, muito bom texto. Não ter medo de usar as palavras é revelador das tuas fortes convicções. um abraço

    Este seria um bom slogan para o teu pensamento alinhado:
    "Porque quando deixamos de acreditar ficamos vazios por dentro"

    ResponderEliminar
  2. Paulo,

    Muito obrigado pelas palavras de apreço! Em relação ao slogan acho que vou aceitar a tua sugestão :) Já estou a ver daqui a uns anos esta minha frase a aparecer nos manuais escolares, etc.

    "Porque quando deixamos de acreditar ficamos vazios por dentro" - Daniel Rebelo (1991-)

    eheheh!

    Abraço,
    Daniel.

    ResponderEliminar
  3. Na generalidade concordo contigo, embora nalguns pormenores divirja.
    Sei que a ciência veio responder a muitas questões que a religão irracionalmente explicava, mas pode-se seguir uma religião ou filosofia religiosa e a ciência em simultâneo.
    Fui católico e educado fortemente nesta religião, perdi a crença e formei-me em geologia (ciência natural um dos campos de maior conflito com a igreja), hoje voltei a ser crente, sigo o cristianismo sl, pratico sobretudo rito católico e nunca subjuguei os meus conhecimentos científicos a um qualquer credo.
    Por isso penso que embora a ciência tenha retirado muitas pessoas da religião, não se pode pôr como quase uma nova religião entre as várias opções disponíveis.
    Também é verdade que à medida que decresce a prática religiosa, aumenta a crença na ciência e também nos actos pseudo-religiosos como astrologia, feitiçarias, adivinhações e afins.

    ResponderEliminar
  4. maisfaial,

    Eu não considero a religião substituível pela ciência, não pelo menos com o actual grau de conhecimento. Aquilo que digo é que as pessoas questionam cada vez mais a religião por sentirem as suas perguntas respondidas na ciência. Sentem-se "seguras" por assim dizer e conferem menos importância à religião. O tipo de atitude que tens é benéfica tanto para a ciência como a religião. São duas aéreas diferentes que apesar de terem pontos divergentes não deveriam competir entre si mas o aproveitar o melhor de cada uma pois são as duas essenciais ao ser humano.

    O progresso científico é de extrema importância mas não pode nem deve explicar tudo nem apresenta uma solução para todas as situações. Referi um exemplo muito simples no post.

    A ciência e a religião podem complementar-se e coexistir pacificamente desde que as pessoas reconheçam a sua importância e não sejam "extremistas".

    É preciso incutir valores "positivos" nas pessoas, valores capazes de melhorar a vida em sociedade e o mundo de uma forma geral. A religião tem esse poder e deve incutir estes valores. A ciência permite-nos "pôr em prática" os valores e ideais que seguimos tornando o mundo um pouco melhor. Este é apenas um exemplo da complementaridade que existe entre religião e ciência onde ambas desempenham um excelente papel sem entrarem em conflito.

    Muito obrigado pelo comentário!

    Cumprimentos,
    Daniel.

    ResponderEliminar
  5. Daniel, um esclarecimento
    Não sei se te apercebeste pelo tipo de informação, mas o comentário maisfaial é meu, simplesmente no computador onde o escrevi não tomei em atenção que estava outra conta google aberta e por isso não saiu como geocrusoe, falta de cuidado meu, mas de qualquer forma julgo que neste caso o teor não compromete ninguém e por isso o lapso é inconsequente, mas ficas esclarecido de quem era a pessoa.

    ResponderEliminar
  6. geocrusoe,

    De início pensei nisso mas depois fiquei a pensar que era outra pessoa. Obrigado pelo comentário na mesma :) Não tem problema nenhum, aqui qualquer pessoa pode escrever livremente a sua opinião. Em todo o caso é sempre melhor saber quem escreve.

    Abraço,
    Daniel.

    ResponderEliminar