quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

High Tech 2010

O século XXI será provavelmente conhecido como o século da informação e da tecnologia. A primeira década faz justiça a esse título e ao olharmos para o futuro verificamos que a tendência não é para abrandar, mas sim o oposto. O desenvolvimento e a evolução tecnológica vão acelerar cada vez mais. Pretendo com este post lançar um olhar sobre novos desenvolvimentos tecnológicos que irão dar que falar em 2010 e que nos levam a imaginar como será o futuro, futuro esse que se aproxima a passos largos e cujas alterações acompanham o ritmo da troca de informação, cada vez mais rápida.

A Sony e a Panasonic desenvolveram uma tecnologia que possibilita a expansão da capacidade de armazenamento do Blu-ray. A capacidade passa assim de 50GB por disco para 66,8GB. O Blu-ray é apontado como o sucessor do DVD e cada vez existem mais títulos disponíveis neste formato. De recordar que são estes os discos utilizados pela consola PlayStation 3 e que os leitores de Blu-ray estão a ficar cada vez mais acessíveis, "imitando" o fenómeno que provocou a substituição das cassetes VHS pelos DVD. Melhor qualidade de som e de imagem para filmes, jogos e muitos extras!

O revolucionário Twitter que transformou banalidades em assuntos importantes e que já permitiu divulgar informações extremamente úteis bem como analisar produtos e empresas tem também várias novidades agendadas. A Google e a Microsoft firmaram um acordo com o Twitter para puderem disponibilizar páginas deste serviço de microblogging nos seus resultados de buscas. Tudo isto em troca de 17,5 milhões de dólares anuais que segundo algumas análises, serão suficientes para cobrir os custos de manutenção desta rede social. Com vista a tornar o Twitter num negócio rentável está a ser desenvolvida a ferramenta "Contributors" que pretende saciar as necessidades das empresas nesta rede social, criando uma maior proximidade entre a empresa e o consumidor. "Contributors" está a ser testado por alguns parceiros numa primeira versão beta.

A Apple pretende inovar trazendo outro iGadget que se poderá tornar num fenómeno de vendas. Um "tudo em um" digital é aquilo que a equipa de Steve Jobs pretende trazer ao mercado. Um computador portátil pequeno (notebook) com ecrã táctil (smartphone), capaz de ler e-books (kindle?) e de revolucionar a App Store com a suas características (fim do iPhone?). Ainda não se sabe muito bem o que fará este novo produto da Apple mas as expectativas são muito altas e se conseguir corresponder às mesmas então terá tudo para vingar no mercado e para provocar uma verdadeira revolução. Uma das características inovadoras é o facto do ecrã se "moldar" à imagem (ao aparecer o teclado virtual podemos sentir as teclas, ou num mapa sentir os contornos das regiões).

As novidades da "maçã" não se ficam por aqui já que querem também revolucionar o futuro da música. Rumores (baseados na compra de uma empresa que fornecia música na web por parte da Apple) sugerem que Steve Jobs e companhia irão tentar criar uma jukebox ilimitada na internet. O futuro passaria não por termos os ficheiros de música armazenados no computador, iPod, telemóvel ou em qualquer outro local mas sim acedermos a uma imensa base de dados onde escolheríamos a música e a ouvíamos através da internet. Ao pagarmos uma assinatura mensal (e não a comprar individualmente cada música ou conjunto de músicas) teriamos acesso a uma infinidade de aúdio em tempo real a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet.

Estas e outras inovações mais ou menos esperadas irão sem dúvida influenciar vários aspectos da nossa vida, desde a forma como comunicamos e interagimos uns com os outros até à forma como nos divertimos e encaramos o lazer, passando pela forma como ouvimos música ou como acedemos à informação.

4 comentários:

  1. Já para não falar do sistema operativo prometido pela google...
    Mas tambem se colocasses aqui todas as inovaçoes este blog nao te chegava!
    Abraço
    Jõao

    ResponderEliminar
  2. Pois estas são apenas algumas inovações que me despertaram a atenção. Algumas vão surgir do nada, outros já estão previstas mas as empresas guardam esses segredos com todas as forças, etc. O que interessa é que vai ser um ano cheio de novos "brinquedos" :D

    Abraço,
    Daniel

    ResponderEliminar
  3. Caro Daniel, antes de mais parabéns pelo blog, apesar do layout ser um flagrante plágio do do meu. Concordo contigo quando dizes que este século será o da informação e tecnologia mas esqueceste-te de mencionar um ponto fundamental, que é amplamente subestimado enquanto impulsionador da tecnologia em geral: o sexo. Porque não tenhas dúvidas de que grandes avanços da internet e não só brotaram da solidão de muito coleccionador de selos desempregado por esse mundo fora, e muitos mais estão por vir, para apenas depois serem aplicados em campos não-sexuais. E aproveito para fazer uma profecia: o primeiro cyborg dotado de inteligência artificial a ser comercializado em massa será uma versão sofisticada da tradicional boneca insuflável.

    Talvez até venha a ser a Apple uma das pioneiras nesse campo. Não esqueçamos que retira a sua designação do proverbial fruto proibido...

    ResponderEliminar
  4. Príapo,

    Muito obrigado pelo elogio. A indústria pornográfica move um avultado volume de negócios e será importante na disseminação de diversas tecnologias bem como na sua rentabilização. Contudo não creio ter uma posição hegemónica nesse campo, estando apenas numa ampla lista de indústrias que fomentam o desenvolvimento tecnológico e que encontram aplicações para aquilo que é produzido. Se tivesse de atribuir uma posição de hegemonia iria atribui-la à indústria militar. É essa que eu penso que é responsável por muitos dos avanços que mais tarde ou mais cedo chegam às nossas casas.

    Abraço,
    Daniel

    ResponderEliminar