quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Cancro - nova esperança

Os investigadores conseguiram recentemente descodificar os mapas genéticos de mais 2 tipos de cancro: pulmão e pele. Estes são aqueles cuja taxa de mortalidade é maior, revestindo-se esta descoberta de uma extrema importância.

Numa altura em que o Governo português se prepara para realizar "mexidas" nas unidades oncológicas, esta medida dá uma nova esperança a milhões de pessoas no mundo inteiro. O cancro é sem dúvida um problema do séc. XXI já que a tendência é para o número de casos aumentar por todo o globo. É preciso o nosso sistema de saúde adaptar-se às novas realidades e a modernização das unidades oncológicas bem como uma maior disseminação de campanhas de rastreio e sensbilização da opinião pública são urgentes. Os períodos de espera para cirurgias relacionadas com doentes oncológicos são ainda demasiado longos e tudo devemos fazer para os reduzir pois como se sabe, o sucesso dos tratamentos está em muito relacionado com o estado de desenvolvimento do cancro. É preciso garantir que os pacientes podem realizar os seus tratamentos não muito longe de casa mas teríamos vantagens em concentrar unidades oncológicas em determinadas unidades hospitalares para assegurar serviços especializados com tecnologia e equipamentos de ponta. O apoio à investigação nesta área deve aumentar de forma constante e contínua.

Espera-se que estas novas descobertas na luta contra o cancro venham a produzir melhores e mais eficazes medicamentos bem como aumentar a taxa de sucesso dos tratamentos. Este desenvolvimento eleva para 5 o número de cancros que se conhece o mapa genético. Outros 50 estão em estudo. Vários cientistas alegam que são estas as descobertas que podem vir a revolucionar a luta contra o cancro. Eu espero que eles tenham razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário