sábado, 8 de agosto de 2009

Dial4Light

Hoje ao ler a Visão encontrei um artigo bastante interessante sobre eficiência energética. Devido às dificuldades financeiras a autarquia da vila de Dorentrup na Alemanha decidiu desligar todos os candeeiros de rua para poupar na factura energética. A população ficou preocupada e com um crescente sentimento de insegurança até que dois habitantes dessa pequena vila decidiram trabalhar em conjunto com a autarquia e com a empresa local de energia para encontrarem uma solução.

A solução foi a criação de uma aplicação para o telemóvel que permite aos moradores acenderem as luzes da sua rua. Para isso basta introduzir o código da rua que querem ver iluminada e a sua activação é instantânea, durando alguns minutos. A este projecto foi dado o nome de "Dial4Light" (liga para a luz). Esta inovação pioneira permite a esta vila de 9.000 habitantes poupar 12 toneladas de dióxido de carbono por ano, além da poupança económica por parte da autarquia.

2 comentários:

  1. As grandes soluções estão nas propostas de maior simplicidade. Uma pequena grande ideia.

    ResponderEliminar
  2. Manuela Araújo,

    São as pequenas soluções, as pequenas medidas, os pequenos ganhos, as pequenas vantagens, os pequenos exemplos que fazem a diferença.

    Para mudar o mundo temos de procurar pelos pequenos bons exemplos que existem pelo mundo fora e ampliá-los a uma escala global. As soluções estão à nossa vista e ao nosso alcance desde que exista vontade.

    Cumprimentos,
    Daniel.

    ResponderEliminar