quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Saúde - Pré-Hospitalar

A componente pré-hospitalar da saúde é um elo essencial na sua cadeia. Sem um pré-hospitalar de sucesso, a eficácia dos cuidados hospitalares fica comprometida, por melhores que esses cuidados sejam. Apesar de historicamente termos despertado tarde para este problema e de, na minha opinião, necessitarmos de suprir muitas necessidades, contamos já com um sistema de cuidados pré-hospitalares algo avançado e que felizmente tem vindo a conhecer uma evolução bastante positiva nos últimos anos.

Estes cuidados são um "ingrediente" essencial ao apresentarmos uma receita para uma melhor saúde em Portugal e como tal, também aqui devem ser concentrados esforços, nomeadamente financeiros. Em troca iremos criar postos de trabalho e acima de tudo, melhorar a qualidade de vida de todos os portugueses.

Em qualquer parte da União Europeia podemos ligar 112 para obtermos ajuda, quer seja dos serviços de saúde, dos bombeiros ou da polícia. A parte dos cuidados pré-hospitalares está em Portugal a cargo do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica) e das várias Corporações e Corpos de Bombeiros.

O INEM tem vindo a adquirir novos meios para servir cada vez mais pessoas e para servi-las melhor. Esta expansão tem permitido ir diminuindo gradualmente a dependência dos Corpos de Bombeiros que tinham sérios problemas, nomeadamente na área da formação de recursos humanos. A aquisição de VICs (Viatura de Intervenção em Catástrofe) permite montar pequenos hospitais de campanha quando necessário. As SIVs (Suporte Imediato de Vida) permitem um acompanhamento mais completo das populações, em especial aquelas cuja distância à unidade hospitalar mais próxima é bastante elevada. A expansão das viaturas médicas permite diminuir o tempo de chegada do Suporte Avançado de Vida. As moto 4 e os jipes todo o terreno permitem dar assistência a uma multiplicidade de eventos (por exemplo o Rally de Portugal) bem como chegar a locais onde as viaturas convencionais não conseguem prestar auxílio. A introdução de motas no sistema pré-hospitalar permite um socorro mais rápido, mantendo a vítima viva até chegar uma ambulância. Estes são apenas alguns dos exemplos dos novos meios que têm sido adquiridos para melhorar os nossos cuidados pré-hospitalares. A colaboração com os bombeiros tem tido também destaque, já que são eles quem continua a prestar o maior número de intervenções. Neste campo o INEM tem comprado ambulâncias para de seguida as colocar nas várias Corporações por todo o país, além de apostar fortemente na formação dos elementos dessas mesmas Corporações.

Apesar desta positiva evolução ao longo dos anos existe ainda muito por onde melhorar e se quisermos abordar seriamente e na totalidade o tema da saúde, não podemos esquecer o pré-hospitalar como um factor determinante para o sucesso, evolução e desenvolvimento de todo o sistema. O INEM ainda não está presente nas Regiões Autónomas, o que a meu ver deveria ser corrigido. A sua área de influência necessita de ser ampliada para que ano após ano possa aumentar o número de intervenções até conseguir absorver a sua totalidade. Isto permitiria uma reorganização dos meios, levando a que o INEM se concentrasse somente nos cuidados de saúde, os bombeiros em incêndios e resgate e a polícia na segurança e combate ao crime. Esta organização permitiria uma melhor especialização dos vários organismos bem como uma melhor gestão dos recursos. É preciso desenvolver projectos que funcionam ainda como "experiências" (como o caso das motas) para que se massifiquem e todo o território nacional possa beneficiar das mais-valias desses novos meios. É preciso continuar a apostar na formação, especialmente na formação constante, área que a meu ver não é concedida grande importância (frenquentemente determinadas técnicas médicas e de saúde são substituídas por outras que se descobre serem mais correctas, acontecendo o mesmo ao nível do equipamento. Só uma formação constante garante que os profissionais do pré-hospitalar estarão sempre de acordo com aquilo que melhor serve a população). É preciso construir um centro nacional para a emergência médica, centro esse com fortes recursos preparados para missões internacionais, grandes eventos (como foi o caso do Euro 2004) e situações de catástrofe em solo nacional. É preciso investir num INEM ao nível marítimo em articulação com o ISN (Instituto de Socorros a Naúfragos) e com a Marinha.

É preciso investir a todos os níveis. É preciso aproveitar a pouca experiência que ainda temos. É preciso massificar projectos com sucesso e criar novas soluções, técnicas e meios. É preciso uma maior organização e definir alguém especializado e responsável pela totalidade da emergência médica. Os cuidados pré-hospitalares são o primeiro andar do "prédio" que é a saúde e nenhum prédio se aguenta firme se a sua base não for sólida. Investir no pré-hospitalar é investir nos pilares que sustentam uma melhor saúde para todos, lançando assim o ponto de partida para uma revolução na saúde em geral.

Sem comentários:

Enviar um comentário