segunda-feira, 22 de junho de 2009

Direitos dos Animais

Frequentemente quando pensamos em direitos pensamos somente nos Direitos Humanos. Tendo em conta a quantidade de vezes que diariamente esses direitos são desrespeitados por todo o mundo, é "normal" esse problema ocupar a totalidade do nosso pensamento. Infelizmente a defesa dos Direitos Fundamentais chega para nos ocupar o dia e fazer reflectir sobre uma realidade pouco animadora.

Mas os animais também têm direitos e estão reconhecidos internacionalmente. Não existem direitos sem deveres. O dever desses animais é simplesmente o de existirem porque se desaparecerem, desaparecerá com eles a sustentabilidade do nosso planeta e no extremo, levará à nossa extinção. O Homem prova todos os dias que não é inteligente o suficiente para querer resolver problemas que podem ditar o seu próprio fim, pelo que nem com esta relação de interdependência tão elevada os animais estão protegidos. Pelo contrário. Sempre fui a favor da defesa dos animais mas ultimamente, por influência de amigos, o meu trabalho de voluntariado têm-se concentrado nesta área. Esta nova experiência levou-me a despertar para esta realidade e sem dúvida que me sensibilizou muito mais para a temática. Escolhi quatro pontos específicos para abordar este tema geral. Circos, touradas, peles e zoos. O vegetarianismo e a sua relação com a defesa dos animais e defesa de um planeta sustentável será tratado em post próprio bem como a importância dos ecossistemas.

Circos) Pessoalmente sou contra circos que utilizem animais. Nunca me senti muito interessado por espectáculos circenses (mesmo os que não utilizam animais) mas respeito quem goste de assistir aos mesmos. Sou contra os circos que utilizam animais por duas razões. A primeira é a forma como a maioria deles treinam os animais (não digo a totalidade porque tenho receio de desconhecer algum método) que envolve sempre sofrimento e medo. A única razão para um felino passar por um arco em chamas não é agradar a ninguém mas sim sujeitar-se a esse risco devido ao medo que tem das chicotadas, etc. O mesmo para os macacos que se equilibram em monociclos e por aí fora. A segunda razão são as próprias condições de vida a que os animais são sujeitos. São tratados como autênticos objectos e a sua única utilidade para os donos é somente o lucro. Tanto as condições em que vivem e são transportados como as relações que estabelecem com os humanos são degradantes para os animais. Considero que levam uma vida infeliz e vêem os seus direitos desrespeitados só para satisfazerem a nossa necessidade de entretenimento.

Touradas) As touradas constituem em Portugal uma forte tradição. Para mim a tradição não é sagrada e se uma tradição está errada então devemos alterá-la ou proceder à sua extinção. A morte por lapidação (apedrejamento) é uma prática bastante antiga e tradicional de punir determinados crimes em alguns países e não é isso que me impede de repudiar completamente essa sentença. A tradição somos nós que a criamos e ao extinguirmos uma hoje poderemos estar a criar uma para o amanhã. É importante recordar a nossa História, a nossa cultura e os nossos hábitos mas não os devemos impedir que esses mesmos hábitos mudem. Evoluímos e a mudança de determinados hábitos/concepções é fruto dessa evolução. Aquilo que está bem hoje não tem necessariamente de estar correcto amanhã. Pondo isto sou também contra as touradas pois não concordo com o sofrimento do touro uma vez mais só com o fundamento de servir a nossa necessidade de entretenimento. Dois homens quando entram num ringue para lutar escolheram esse caminho e estão conscientes daquilo que se vai passar. O touro não escolhe entrar na arena nem escolhe sofrer, seja até à morte ou não.

Peles) Os vídeos que demonstram a forma como é retirada a pele/pêlo aos animais são das coisas mais tristes que já vi durante a minha vida. Pessoalmente não consigo manter uma postura séria quando vejo esses vídeos, já que a sua intensidade é tão grande que é impossível conter o sentimento de revolta. Tenho de confessar que de toda a exploração animal, a indústria das peles é aquela pela qual tenho menor tolerância e compreensão em relação aos seus defensores. Se em relação aos circos e touradas concebo a possibilidade de debate, não consigo ver um argumento sério que defenda a utilização de peles no nosso vestuário. Os animais são criados em instalações que os colocam desde nascença dentro de uma gaiola minúscula até chegar o dia do seu abate. Para manter toda a qualidade da pele, a mesma tem de ser retirada com o animal vivo e sem qualquer tipo de anestesia. Eu supunha que civilização e desenvolvimento significassem mais que a existência de prédios, dinheiro, carros e computadores. A conclusão da minha posição está bem explícita desde o início. Sou completamente contra a utilização de peles naturais para a confecção de vestuário, calçado, acessórios, etc.

Zoos) Esta é para mim a questão mais complicada. O meu pensamento de base encontra-se na óptica de apoio à existência de jardins zoológicos embora mantenha bastantes reservas. Temos que nos recordar que os animais nos zoos não estão no seu habitat natural e como tal é imperativo modernizar as condições desses parques para minorarmos ao máximo esses efeitos negativos na vida do animal. Algo que também diferencia (ou deverá diferenciar) este tipo de "exploração" animal das restantes é a relação entre os animais e os seus tratadores. Os tratadores dos zoos não têm interesses económicos nos animais pelo que têm todas as condições para manter uma relação genuína com o animal que está a seu cargo. E isto será sempre bastante importante para minorar uma vez mais o impacto da falta do habitat natural. De seguida vou esclarecer os motivos que me levam a entender que os jardins zoológicos são bastante importantes na própria defesa dos animais. Primeiro que tudo, penso que os zoos desempenham um papel fundamental na transmissão de conhecimento sobre as espécies e na sensibilização das populações. Será muito mais fácil sensibilizarmos alguém para a conservação de determinado habitat se essa pessoa tiver contacto e informações com as espécies desse mesmo habitat. Isto ganha especial relevo na protecção dos oceanos e das espécies marinhas. É difícil exigir às pessoas que tomem uma atitude e mudem os seus hábitos em prol de um "mundo" tão distante e vasto como os ecossistemas marinhos. Instalações como o Oceanário têm um papel fundamental na defesa dos animais que eles próprios albergam. Bastante importante é também a pesquisa que pode ser feita nestes animais. Ao compreendermos melhor os seus hábitos poderemos protegê-los melhor. Não conseguimos criar "santuários" para nenhuma espécie se não soubermos as suas necessidades. Por último, o papel que os zoos podem ter na própria conservação das espécies. Muitas vezes estas infraestruturas albergam animais que se continuassem no seu habitat natural morreriam (por exemplo crias órfãs) e por vezes reintroduzem-nas mais tarde de novo nesse mesmo habitat. Os programas de recuperação têm também um papel importante para evitar a extinção de mais espécies e apoiar aquelas que se encontram ameaçadas.

Acima de tudo é necessário enquadrar a defesa dos animais na defesa do próprio planeta já que têm tanto direito de habitar nesta casa como nós. E são extremamente importantes pois a sua sobrevivência é a nossa sobrevivência. Mesmo por interesses egoístas a sua protecção deveria ser uma prioridade.

2 comentários:

  1. Daniel,

    gostei do post, com o qual concordo bastante. So um pequeno pormenor:

    Em relação ao Zoologico, verifica-se actualmente uma precupação com o bem estar das especies mantidas que talvez resolva o problema das psicoses destes animais que eu penso eram injustificadas.

    O "enriquecimento do ambiente" esta a mudar a forma como vejo os zoologicos. O cativeiro é possivel, mas ainda nem todos os zoologicos/animais estão devidamente acondicionados.

    Ja ando nestas andanças há algum tempo (argumentação contra touradas) e aproveito para te deixar um argumento que ouvi muitas vezes e que sei que vai continuar a aparecer:

    "Deus deu-nos os animais para os usarmos"

    Aguenta-te. Seja qual for a tua crença religiosa vais sentir o abuso. Duplo.

    Outra coisa que gostava de referir é que estive recentemente numa manifestação em lisboa pelos direitos dos animais e eramos muito poucos. Mesmo muito poucos.

    Obrigado pelo post - em nome da bicharada.

    ResponderEliminar
  2. Joao,

    Em primeiro lugar o meu agradecimento pelo comentário. Este blog é um espaço aberto onde todos podem publicar opiniões e sugerir temas.

    Felizmente tenho acompanhado as alterações que se têm verificado no jardim zoológico e sem dúvida que a preocupação com a qualidade de vida dos animais é cada vez maior. A colaboração com programas de recuperação de espécies é também cada vez mais alargada, algo que se pode verificar nos tigres e em alguns répteis. Existem ainda muitas alterações que têm de ser feitas e aquele espaço está longe de ser perfeito mas digamos que o caminho a seguir tem sido apontado e isso é animador. As reservas que referi em relação aos zoos apesar de ser a favor são exactamente estas. A mitigação dos efeitos negativos de afastarem os animais dos seus habitats naturais é a "solução" para as minhas reservas.

    Ainda não estive presente em nenhuma manifestação de direitos dos animais. O facto de não ter transporte próprio dificulta um pouco essa tarefa.

    Este ano o meu tema de Área de Projecto foi exactamente direitos dos animais e decidimos ajudar uma instituição de Torres Vedras que tem um abrigo que alberga cerca de 100 cães. O "ponto alto" do projecto foi a realização de um banco alimentar para animais no Modelo de Mafra onde conseguimos recolher 300 euros e 2400kg de ração. Fizemos também um sem número mais de actividades bem como voluntariado na própria associação. A realização deste trabalho permitiu-me concluir duas coisas que se aplicam pelo menos a zona onde vivo (não sei se será assim a nível nacional).

    Conclui que muitas pessoas até se preocupam com os animais (bem mais que aquelas que estava à espera) mas precisam de que lhes façamos a "papinha toda", ou seja, as pessoas não procuram formas de ajudar os animais nem pesquisam sobre o tema. Temos de ser nós a mostrar-lhes a informação e a dizer-lhes aquilo que elas podem fazer no momento, aproveitando a atenção despertada para o tema.

    Abraço,
    Daniel.

    ResponderEliminar