sábado, 5 de setembro de 2009

Defesa e Segurança - Investimentos II

Após abordar a situação da PSP e da GNR e tecer considerações sobre como se poderia colocar estas duas forças policiais a proteger e servir melhor a população, enumero várias medidas que na minha opinião deveriam ser tomadas para mudar toda a dinâmica e envolvência destas forças, ou seja, medidas necessárias para atingir a tal mudança que defendo no post anterior.

1) Reconstrucção de todas as esquadras, postos e residências policiais, assegurando todas as condições.

2) Renovação da frota automóvel, do armamento e outros equipamentos (incluindo os equipamentos necessários para as esquadras com maior indice de criminalidade como os coletes à prova de bala).

3) Exigência de testes físicos, psicológicos e específicos (por exemplo tiro) com relativa regularidade (por exemplo de 3 em 3 anos).

4) Dotar as forças policiais de infra-estruturas e equipamentos necessários para a exigência referida (pavilhões desportivos a nível distrital, pequenos ginásios nas esquadras, carreiras de tiro, etc.).

5) Aumentar os vencimentos base dos postos mais baixos tanto na GNR como na PSP.

6) Contratar civis para determinadas tarefas (cozinhas, oficinas, secretarias, etc.) libertando mais policias para "a rua".

7) Interligar as forças policiais com as organizações e associações de integração social para que a nível local a polícia possa actuar como uma força preventiva e capaz de diminuir a criminalidade através da inserção social.

8) Disponibilizar um leque alargado de acções de formação e pequenos cursos sobre variados temas (relacionados com a temática da segurança) assegurando uma formação constante por parte dos quadros policiais.

Estas "medidas" são apenas uma pequena percentagem daquilo que teria de ser alterado nas forças policiais para que todos pudéssemos beneficiar dessas mudanças. Melhores condições de vida e de trabalho para os "agentes da lei" mas também uma maior exigência e eficácia da sua prestação. Uma polícia em constante evolução e uma polícia que lute contra a criminalidade em todas as suas vertentes e não apenas numa forma repressiva. É necessário oferecer codições adequadas e garantir que existe respeito pelas forças policiais mas também é necessário exigirmos o máximo delas. Só assim será possível estabelecer uma relação de simbiose onde a "moeda de troca" das polícias para o contínuo investimento na sua formação e aquisição de equipamentos é o sentimento de segurança e integração generalizado pela população. Uma polícia competente e capaz interessa aos seus profissionais mas acima de tudo interessa-nos a todos nós.

2 comentários:

  1. Daniel,
    Não posso deixar de concordar contigo. Por mim, serás o próximo Ministro da Administração Interna.
    (o ponto 7 ponto pode revelar-se determinante)

    um abraço

    ResponderEliminar
  2. Paulo Lobato,

    Lembra-te de mim quando chegares a primeiro ministro! Aceito o convite com muito gosto :)

    Abraço,
    Daniel.

    ResponderEliminar