quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Defesa e Segurança - Análise Completa

Segue aqui a análise completa ao tema "Defesa e Segurança"

1) Forças Armadas
2) Investimentos
3) PSP/GNR
4) Investimentos II
5) Bombeiros

2 comentários:

  1. Olá Daniel, tenho lido atentamente os teus posts sobre esta matéria da Defesa e Segurança. Concordo na generalidade com as tuas ideias e com as propostas para melhoramento deste importante sector.
    A verdade é que para levar a cabo todas estas (profundas) alterações, seria necessário reservar uma fatia gigantesca do orçamento de Estado para as áreas de Segurança e Defesa.
    E eu não deixo de pensar que, se é verdade que a Defesa e Segurança são um pilar de qualquer sociedade democrática moderna, não é menos verdade que a Educação e Cultura, a Saúde e o Ambiente são ainda mais importantes e estruturantes que a Defesa e Segurança.
    Quero apenas com isto dizer que, tendo que dispor de verbas para várias áreas que estão francamente fragilizadas, eu apostaria de "caretas" na Educação e Cultura, pois uma Nação só pode evoluir sustentadamente com um povo cada vez mais culto e civilizado.
    Se fores a ver bem, sociedades altamente evoluidas, como são as dos Países Nórdicos, disponiblizam grandes verbas para a Educação e o grau de criminalidade por lá é assustadoramente inferior ao nosso.
    Porquê ?
    Porque quando mais culto e evoluido um povo se torna menor é a necessidade de o "defender" e consequentemente maior é a sua "segurança"

    ResponderEliminar
  2. Eduardo Miguel Pereira,

    Obrigado por esta tua análise. Concordo plenamente com as tuas prioridades. Antes destes 5 posts sobre Defesa e Segurança fiz 5 sobre Saúde e 5 sobre Educação. Se os consultares no arquivo verás que dou uma importância extrema a essas duas áreas :)

    Em relação ao orçamento necessário eu não digo que não precisaríamos de mais dinheiro para financiar o tipo de medidas que proponho mas se utilizássemos o orçamento actual da Defesa de um modo diferente já muito poderia ser feito. Existem desperdícios gigantescos no sector da Defesa e Segurança. Se combatermos esses desperdícios bem como parar de investir numa defesa "belicista" teríamos disponíveis alguns fundos para financiar as alterações que defendo.

    Se olharmos para a Segurança de uma forma ampla penso que é correcto afirmarmos que investir em Saúde, Educação, Cultura, etc. é investir na redução de vários factores de criminalidade (exclusão social, desemprego, perspectivas de qualidade de vida reduzidas, entre tantos outros) ou seja, investir nessas áreas é investir na segurança de todos nós.

    Abraço,
    Daniel.

    ResponderEliminar