terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Livros - 4


"O Regresso da Economia da Depressão e a Crise Actual" é um livro de Paul Krugman (galardoado com o prémio Nobel da Economia em 2008) que reeadita a obra escrita por este mesmo autor em 1999. A sua edição cabe à Editorial Presença.

Nesta excelente obra Krugman analisa crises económicas anteriores à actual que ocorreram na Ásia e na América Latina alertando para o perigo das economias Ocidentais puderem vir a sofrer as mesmas consequências. Com o resultado que todos nós conhecemos, Krugman acrescenta nesta reedição os seus comentários e opiniões relativos à crise financeira e económica global bem como aquilo que, segundo a sua opinião, deve ser feito no sentido de resgatarmos a economia mundial.

Esta "hecatombe" mundial chegou a ser comparada à Grande Depressão. Muitos bancos e empresas faliram, os Estados gastaram biliões de dólares a tentar reanimar as suas economias e no entanto o desemprego e os encerramentos continuaram galopantes, não mostrando sinais de abrandamento ou misericórdia perante as ínumeras tentativas de contenção. É provavelmente a maior crise económica a que qualquer de nós já assistiu e para nosso bem, esperemos que seja a maior das nossas vidas. Todos nós sentimos os efeitos devastadores da mesma e só agora nos começamos a aperceber dos verdadeiros estragos que foram feitos e os seus reais prejuízos. Como nos iremos levantar? E será que o vamos conseguir? Krugman dá-nos umas pistas.

Apesar de ser um livro escrito por um Nobel da Economia a sua leitura é extremamente simples e adequada a qualquer pessoa que se interesse por este fenómeno gigantesco que muito tem condicionado as nossas vidas e que continuará a fazê-lo por vários anos. Aprendi bastante com este livro pois permitiu-me sintetizar toda a informação sobre este tema e levar-me a reflectir. O que é afinal esta "crise" que se entranhou no nosso dia-a-dia e que veio para ficar?

Sem comentários:

Enviar um comentário